O supercomputador mais potente do mundo é chinês

Sunway TaihuLight

Sunway TaihuLight, localizado na cidade de Wuxi

O site TOP500 mostra o mais novo supercomputador que é o chinês TaihuLight, da empresa Sunway Systems, com tecnologia 100% chinesa.

Essa é a primeira vez que a China ocupa o primeiro lugar sem utilizar a tecnologia americana, isto significa, por exemplo, que os processadores não são da Intel,

E os números impressiona, o anterior mais rápido o O Tianhe-2 que utiliza a tecnologia da Intel, tem capacidade para fazer 33,86 quadrilhões de operações por segundo.

O TaihuLight é capaz de fazer 93 quadrilhões de operações ou cálculos por segundo.

Olhando esses números nem preciso mencionar mais a tamanha diferença de processamento entre 1º TaihuLight e 2º Tianhe-2 da Top List 500.

E pra quer tanto processamento?

Os supercomputadores podem realizar cálculos de aplicações que exigem monumentais cálculos como: Meteorologia e previsão do tempo, pesquisas científicas de determinadas áreas, por exemplo, projetos científicos de biologia e biofísica.

 

O TaihuLight, deve ser utilizado para fazer modelos no âmbito climático.

Se olharmos no site o Top 10 dos supercomputadores mais rápidos do mundo, dois estão na China e quatro nos Estados Unidos. O restante estão no Japão, Alemanha, Suíça e Arábia Saudita.

Facebook Comments

1 comment for “O supercomputador mais potente do mundo é chinês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *