Vírus Hbpix – Como se proteger?

Vírus Hbpix – Como se proteger?

Pessoas relataram que ao navegar pela internet e abir um determinado site, baixou automaticamente um arquivo chamado hbpix. Pessoas abriram o conteúdo para ver do que se tratava, porém, como é um arquivo binário, abrir pelo bloco de notas não apresentará nenhuma informação relevante para a maioria das pessoas.

Primeiramente o hbpix é considerado um programa PUP (programa potencialmente indesejado). Esse tipo de classificação significa de maneira simples que, o arquivo fica escondido no computador procurando maneiras de se propagar através dos navegadores de internet como o google chrome e firefox.

Observei que esse hbpix se trata de arquivo de rastreamento que monitora as atividades do usuário: Sites que sãos visitados, ou seja, as atividades do usuários ficam registradas.

O hbpix como um programa PUP pode sequestrar o navegador fazendo com que você seja bombardeado de propagandas, a pagina inicial seja modificada, deixa seu computador propenso a pegar vírus por visitar  indesejadamente sites com vírus e infectar seu computador somente por acessá-los.

Podemos concluir que se trata de um tipo de adware que deixa seu computador propenso a pegar malwares da internet. Os redirecionamentos para sites inseguros é um grande problema que as propagandas trazem para o usuário. Portanto, nunca devemos nos conformar com as propagandas que aparecem de modo forçado nos nossos navegadores.

Antes de falar como se proteger, vamos ver 2 formas de se pegar esses tipos de vírus:

Em sua grande maioria eles vem juntos com programas dos tipos “freeware”, ou seja, ao instalar esses aplicativos em seu computador você aceita de instalar esse complementos. Já percebeu que depois de instalar um software seu computador começou aparecer propagandas sozinho ao navegar pela internet?

Uma outra forma de se pegar esses vírus é através de acesso a sites duvidosos ou sites que foram infectados por injeção de códigos maliciosos. Infelizmente, nada na internet é 100% por seguro, livre de vírus ou outros tipos de ataques.

Vírus Hbpix – Como se proteger?

Para se proteger devemos tomar cuidado ao instalar aplicativos provenientes da internet, pois, muitos deles tentam agregar junto ao aplicativo extensões de navegadores que permitem sequestrar e injetar uma enxurrada de propagandas indesejadas, se tornando uma praga e irritando o usuário.

Uma dica é sempre verificar nas opções avançadas se estão marcadas a instalação de “funcionalidades” que não precisará usar, por exemplo, uma opção pode vim da seguinte maneira: Deixar que o “tal site” seja seu buscador padrão.

Outra dica é evitar ao máximo acessar sites duvidosos ou sites que fazem ao máximo para mostrar conteúdo patrocinado, por exemplo, sites que ficam mostrando de tempos em tempos janelas pop-up.

E caso seu computador já tenha sido infestado por essas pragas virtuais?

A solução ideal para eliminar essas pragas de modo automático é atráves de softwares removedores de spywares e malwares. Uma coa dica que já testei é o SpyHunter.

O SpyHunter faz uma rápida e eficaz remoção dessas pragas que geralmente ficam acumuladas no cache do seu navegador.

Mas, caso você não deseje pagar pelo aplicativo, existe a opção gratuita do SpyBot Free.

A forma manual de remoção dessa praga é recomendada para as pessoas com conhecimento intermediário em sistemas operacionais. Para remover de forma manual terá que limpar os caches do navegadores ou redefinir as configurações caso necessário, terá que ir no registro do windows e remover todas as entradas que contenha a palavra hbpix, para finalizar deverá procurar aplicativos suspeitos e removê-los.

 

 

 

 

 

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *